terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CASAMENTO QUE DAR CERTO


Como Fazer o Casamento Dar Certo

O casamento não é um objeto a ser aceito ou uma idéia a ser admirada, é uma instituição social prática designada por Deus para satisfazer certas necessidades humanas criadas. É uma provisão de Deus, dada para abençoar e satisfazer as necessidades de suas criaturas.

Mas, se este é verdadeiramente o caso, como podemos explicar a tragédia vivente, respirando, que a maioria dos casamentos tem se tornado em nosso mundo atual. Não será por apontar para a complexidade de nosso ambiente social e econômico. O segredo de nossos fracassos no casamento não se acha em nenhum lugar fora de nossos corações e as escolhas que cada um de nós fez. Isto parece diminuir as perspectivas de melhora? Deveria fazer exatamente o oposto.

Nossa capacidade de alterar nossas circunstâncias é muito limitada, mas temos absoluto domínio sobre nossas atitudes. Podemos não ser capazes de mudar nosso ambiente, mas podemos certamente mudar nossos valores

COISAS QUE DEVEMOS DIZER


37 Coisas que se Deve Dizer ao Cônjuge

Casamento feliz é um porto seguro onde podemos relaxar e nos recuperar das tensões do dia-a-dia. Precisamos ouvir coisas positivas de nosso companheiro ou companheira. Da mesma forma que eu reuni alguns amigos para relacionarem uma lista do que NÃO se deve dizer ao cônjuge, eles também sugeriram o que gostariam de ouvir.

Belo trabalho!
Você é maravilhoso(a).
O que você fez foi muito bom.
Você está deslumbrante hoje.
Eu não me completo sem você.
Agradeço tudo o que você tem feito por mim em todos esses anos.
Você está em primeiro lugar na minha vida, antes dos filhos, da carreira, dos amigos, de tudo.
Estou feliz por ter-me casado com você.
Você é o(a) meu (minha) melhor amigo(a).
Se tivesse de começar tudo de novo, eu me casaria com você

FILHOS


Como corrigir seu filho adolescente

Corrigir não é uma tarefa fácil, e menos ainda quando seus filhos são adolescentes: porque o adolescente julga tudo, critica e muitas vezes rejeita as correções de seus pais como se isso fosse uma interferência em sua vida.

Entretanto, os pais têm o dever de corrigir. De ajudar o filho a corrigir seus defeitos e
descobrir a riquesa de sua forma de ser e entender as coisas. Porém, para que a crítica na
família seja positiva convém adotar uma série de regras:

- Em primeiro lugar, a crítica e a correção devem combinar-se com o uso freqüente de elogios.

Quer dizer, deve-se ser capaz de ver também o que o seu filho faz bem e dize-lo. Por mais
desastrado que lhe pareça seu filho, tenha certeza de que ele também tem valores positivos os quais você deve esforçar-se por reconhecer.

- Além disso é necessário corrigir com muito carinho. Para isso a crítica deve ser serena e bem ponderada, sem precipitações e sem uma paixão excessiva. Cuidadosa, sem ironia, sem sarcasmo, como se estive corrigindo um amigo.

- Em terceiro lugar, quando for corrigir seu filho adolescente deve-se examinar previamente se você não é em parte responsável por aquilo que pretende corrigir. Quando alguém se esforça por reconhecer sua própria culpa é mais fácil que o jovem veja em nosso conselho como sendo uma ajuda e não como uma acusação.