domingo, 20 de fevereiro de 2011

ESCOLA LAERT EM A. LEAL


Mais de um milhão de alunos da rede estadual recebem o Kit Básico do Estudante, em Aurelino Leal, a Escola Laert C. Lima
5ª a 8ª série



A estudante da 7ª série do Colégio Professora Candolina, no bairro do Pau Miúdo, Stefane Teles, 16 anos, trocou a farda desbotada por uma nova. E ela não foi a única a ganhar o fardamento novo. A economia no orçamento das famílias só foi possível graças à iniciativa da Secretaria da Educação (SEC), que distribuiu o Kit Básico do Estudante.

Ouça a matéria

Composto por duas camisas e uma mochila, o kit foi adquirido por meio de um investimento de R$ 19,2 milhões. Este ano, a distribuição será feita nas escolas estaduais até março. Mais de um milhão de alunos da rede pública estadual foram beneficiados.

Na 5ª série do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, no Pero Vaz, Natália Souza, dez anos, ficou satisfeita com a ação. “Nos outros anos, a gente tinha que comprar a farda. Hoje, esse dinheiro pode ser gasto com outra coisa”.

Dona Ellildes de Jesus, 49 anos, representante do Colegiado dos Pais do Centro Educacional Carneiro Ribeiro/Classe I, luta para oferecer o melhor e aprova a iniciativa. “Este é um incentivo para os filhos e para muitos pais. Muitas crianças deixam de frequentar a escola por não ter dinheiro para comprar a farda”.
Para a diretora do Carneiro Ribeiro, Carla Dias, a ação fortalece a noção de pertencimento do aluno da rede pública. “Há uma identificação direta do aluno com a escola. E a colaboração do governo permite que as reservas antes comprometidas na compra destes itens sejam alocadas em outras áreas”. Ela disse que é a primeira vez que há uma medida tão uniforme, atingindo todos os alunos do ensino fundamental.

Redução da evasão escolar

Segundo a SEC, foi constatada em outros estados, que desenvolveram projetos semelhantes, uma redução da evasão escolar, já que o fardamento é um componente obrigatório para o acesso deles às escolas. Há 20 anos na rede estadual, a professora de História, Iolanda Maria do Nascimento, explicou que, a partir de agora, haverá padronização e reconhecimento das instituições.