quarta-feira, 18 de maio de 2011

CONVITE AOS BLOGUEIROS

Segundo encontro de Blogueiros



Está definido: o II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de junho, em Brasília. A escolha da data e do local respeita as resoluções do primeiro encontro nacional, realizado em agosto 2010, em São Paulo, que reuniu 330 blogueiros e twitteiros de 19 estados da federação.
Na ocasião, a plenária votou democraticamente que os encontros nacionais deveriam ser anuais, sempre precedidos de eventos estaduais preparatórios. Também foi aprovado que eles seriam feitos no primeiro semestre, fora do calendário eleitoral – para evitar contágios indevidos neste movimento plural e amplo.
Já na ficha de avaliação, a ampla maioria opinou que o segundo encontro deveria ser feito em Brasília – para facilitar o transporte das delegações do Norte e Nordeste. A idéia é que a cada ano o encontro ocorra num estado diferente [neste sentido, os candidatos ao terceiro encontro, em 2012, já devem se manifestar].

Eixos, programação e debatedores
A comissão nacional organizadora (CNO) já realizou os primeiros contatos para garantir a estrutura do evento em Brasília. A exemplo de S.Paulo, a idéia é viabilizar auditório, logística, hospedagem e alimentação para todos. As despesas com transporte ficam por conta dos participantes, mas serão feitos contatos com companhias áreas para viabilizar descontos.
Quanto ao eixo, programação, dinâmica e debatedores dos II Encontro, a comissão nacional promoverá, em março, reunião ampliada com os estados para a sua definição. Desde já, ela está aberta às sugestões – que devem ser enviadas para contato@baraodeitarare.org.
Informações e esclarecimento
Passado o período de férias, vários estados já se movimentam para realizar seus encontros estaduais. O Pará deu a largada, num evento ocorrido no último sábado (26) que reuniu cerca de 40 blogueiros. Pelas informações disponíveis, já estão marcados encontros estaduais no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Ceará.
A CNO esclarece, ainda, que o II Encontro Nacional será aberto a todos interessados – blogueiros, twitteiros, internautas em geral, que se identifiquem com a luta pela democratização dos meios de comunicação, pela construção de uma nova mídia – plural e colaborativa – e por um país mais justo e democrático. Nesse sentido, os encontros estaduais não deverão eleger delegados – o que verticalizaria artificialmente o nosso movimento. O objetivo é garantir o caráter democrático e amplo da blogosfera progressista.

O blog waldson & Dênis, foi um dos selecionados para esse encontro em Brasilia, não estaremos lá, mais desde já apoiamos o encontro.

Menina com suposto poder de cura atrai milhares

Alani, de seis anos, filha de um pastor pentecostal, atrai milhares de pessoas em busca de pretensas milagrosas. Ela participa dos cultos da Igreja Pentecostal dos Milagres em Alcântara, um bairro do Rio de Janeiro.
Na entrada da igreja os cartazes mostram fotos das curas de fiés que receberam a cura através da missionárinha Alani.

Antes de subir no palco a menina assiste ao culto com uma boneca no colo.O pai da menina Adauto Santos pastor da Igreja Pentecostal dos milagres escolhe pessoas da igreja que dizem que foram curados pela oração da menina.

Alani faz uma oração antes de começar a sessão de cura e algumas pessoas até caem.O pai de Alani conversa com as pessoas que foram tocadas para mostrar os milagres realizados durante a oração da menina.

Igreja Pentecostal dos Milagres em Alcantara - SG.
Rua: Alfredo Backer 463 próx. ao Carrefour
Cidade: Alcantara - São Gonçalo.
Site: www.missionarinhaalani.com.br
Telefone: (21) 26033231


MINHA FAMÍLIA SERVINDO AO SENHOR.











Pesquisa comprova o poder da oração


De acordo com estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), pessoas oram para encontrar conforto pessoal em momentos difíceis. Cerca de 75% dos norte-americanos oram, pelo menos em um momento do dia, para gerenciar situações e emoções negativas, incluindo doenças, tristezas, traumas e a raiva.

Após entrevistar dezenas de vítimas de relações violentas com parceiros íntimos, Shane Sharp, estudante da pós-graduação em sociologia na Universidade de Wisconsin-Madison, descobriu que as orações ajudam muitas pessoas a lidar com seus problemas.

Pessoas que estavam com muita raiva encontraram alguém para ouvi-las e esse alguém era Jesus, que está sempre disponível. “Se essas pessoas despejassem sua raiva nos parceiros, o resultado seria mais violência”, afirma.

Durante a pesquisa os participantes começaram a olhar com o olhar das outras pessoas. “Durante a oração, as vítimas chegaram a ver como eles acreditavam que Deus as vê. Isso os ajudou a elevar os seus sentidos da auto-estima contrariado seus agressores com as palavras que os magoaram”.

Muitos dos entrevistados disseram acreditar em Deus, mas não pertencem a uma igreja específica. “Eles continuam a orar. Acredito que uma pesquisa futura deve considerar a oração como uma interação ao invés de um único ato unilateral”, finaliza.

Pastor organiza grupo de oração para baixar o preço da gasolina


Estão trocando as igrejas pelos postos de gasolina. Sim, um pastor americano preocupado com a alta dos combustíveis, resolveu reunir um grupo de fieis e orar para que os preços baixassem. O autor da ideia foi o pastor Marshall Mabry, do Centro Cristão Farol de Luz, do estado da Geórgia (EUA).

O pastor não só orou pela queda do preço dos combustíveis mas também pela estabilização da economia. Mabry, que já organizou três ações como está, acredita que “quando se junta para orar, a comunidade pode fazer algo acontecer”.

É uma oração dessas que o Brasil está precisando

Pastor estupra adolescente para livrar da pomba-gira


A Polícia Civil de Rio Branco, capital do Acre, prendeu o pastor Laudionor Siqueira de Araújo, 43 anos, sob a acusação de abusar sexualmente de pelo menos duas garotas, uma de 13 anos e outra de 16.
Ele pregava o evangelho em rodovias e nas casas de fiéis que não têm templo perto. De acordo com o delegado Rafael Pimentel, Araújo, em diferentes ocasiões, levou as adolescentes para sua casa de modo a livrá-las da Pombagira Maria Padilha.

Após untar o corpo da vítima, o pastor a violentava a “mando” de Deus, porque somente assim, segundo ele, o espírito demoníaco seria expulso.

O delegado disse que o pastor amedrontou as garotas com a possibilidade de, caso continuassem possuídas, serem atacadas por homens atraídos sexualmente pela Pombagira, e elas poderiam ser mortas.
Exames laboratoriais confirmaram que as adolescentes foram estupradas.

O pastor não se manifestou para dar a sua versão. A polícia informou que ele já tinha cumprido uma pena por estupro.


Waldson & Dênis

O Blog Waldson & Dênis

A idéia de criar um blog cristão que edifique pessoas e denuncie desmandos e heresias surgiu de um insight, quando eu via e com vários irmãos discutíamos sobre os novos rumos e descaminhos do protestantismo. É claro que já havia blog gospel, e alguns muito bons, mas a linguagem utilizada pelos editores nem sempre comunicava bem a mensagem ao leigo. Desde então, tenho me dedicado a editar este blog, sempre falando de teologia, apologética e cotidiano com linguagem simples e despoluída de jargões. As vezes usamos também a ironia e o bom humor, mas procuramos não perder as estribeiras e denunciar com verdade e amor cristão.
Estou muito feliz com os frutos colhidos. Desde outubro de 2009 já recebemos mais 5 mil leitores . Todos os dias recebo dezenas de e-mails de gente que foi enganada e bebeu do poço amargo da religião, mas que através das críticas e ensaios neste blog, reencontrou os trilhos e agora caminha com Jesus. Gente que se cansou de ter a fé manipulada, e que agora se dedica convencer pessoas que estão igualmente enganadas, perdidas nas seitas de prosperidade, no misticismo ou nos fast foods da fé.
Dê uma olhada você mesmo no http://waldsonsouza-aleal.blogspot.com/ e descubra porque este blog conquistou tantos leitores, tornando-se popular em tão pouco tempo. Leia o  e não se deixe manipular pelos falsos profetas da modernidade, pelos pregadores shows, animadores de auditório e nem pelos modismos que assolam a igreja brasileira.

waldson_souza@hotmail.com
waldsonsouz@bol.com.br
wall.souza@r7.com

Neopentecostalismo em Cartoon: A lenda do El Dorado

Os três textos iniciais desta série foram muito produtivos para mim. Foram crônicas que me levaram a reflexão profunda sobre os problemas mais evidentes do movimento Neopentecostal, mas que serviram para uma reflexão geral sobre a cristandade.

É fato que já repeti: os problemas estão mais evidentes no neopentecostalismo, mas infelizmente não se limitam a ele. A crônica que farei neste texto procura lançar o alerta contra um conceito terrível que se infiltrou na igreja (como um todo) ao longo de anos recentes. Enquanto uma turma por aí se mobiliza contra todo e qualquer modo ‘institucionalizado’ de igreja, outros fazem da igreja algo como de propriedade particular. E o problema gerado pelo segundo grupo é, na maioria dos casos, o álibi do primeiro grupo.
Falarei desta vez a respeito das atitudes dominadoras que tomaram parte do cotidiano da igreja. E antes que pensem que sou um revolucionário libertino, já vou avisando: amo a igreja e luto pela igreja; sonho com a igreja santa e limpa, qualitativa e quiçá quantitativa. Sou contra o rebanho sem pastor, mas sou arbitrariamente contra o pastor e líder eclesiástico (seja em que nível for) que se julga dono da igreja ou do rebanho.

O Caminho para El Dorado

Definitivamente, não acho que este cartoon seja apropriado aos pequenos. Não pela estória em si, mas pelos elementos exagerados retratados no mesmo, com rituais e sensualismo, algo que não deveria estar presente num desenho que terá como maior parcela de público as crianças. Enfim, permita-me fixar no que encontrei de paralelo com a eclesiologia de alguns grupos por esse mundão a fora.

O desenho ‘O Caminho para El Dorado’ é uma animação dos estúdios DreamWorks, realizado em 2000, dirigido por Bibo Bergeron, Will Finn, Don Paul e David Silverman.

Conta a estória de Tulio e Miguel, dois trambiqueiros que levam a vida à custa de pequenos golpes. Neste contexto, conseguem o mapa para a cidade perdida de El Dorado, conhecida como cidade do ouro. A dupla acaba presa no navio do explorador Cortez, e após fugirem da prisão acabam encontrando El Dorado.
O povo desta cidade é extremamente místico, e julgam que o aparecimento da dupla é o cumprir de uma antiga profecia. Tulio e Miguel acabam sendo considerados deuses pelo povo de El Dorado. Entendendo que manter esta mentira renderia bons frutos, a dupla passa a manipular a população, que cegamente continua acreditando que estes são deuses de fato, os servido e seguindo a sua vontade.

Percebe-se que a estratégia do domínio é nosso foco comparativo.

Dominadores
Triste é constatar que no meio eclesiástico existe uma grande confusão entre o zelo e cuidado pastoral com o domínio e imposição. Assim como os personagens do desenho em questão, constatamos dia após dia nas mais diversas denominações, pastores, presbíteros, diáconos, líderes, que confundem a vocação de condução de um grupo de pessoas com propriedade. Agem como se o povo de Deus fosse posse sua.

Os últimos anos mostram quão trágica tem sido essa postura. Uma avalanche de livros, sites e blogs mostram como as pessoas se cansaram de ser usadas como fantoches e objetos dentro de igrejas. E o que as Escrituras dizem a respeito dessa postura? Creio que não há texto mais claro que traga uma advertência tão pesada (e tão negligenciada) aos líderes eclesiásticos (em todo e qualquer nível) e que seja uma luz de alerta tão intensa. Confira:

“Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória” (1 Pedro 5.2-4).

Assim como a dupla do cartoon em questão, existe uma turba de líderes que agem de modo ganancioso e dominador com o povo. Atente-se sobre a maneira como seus líderes tem pastoreado o rebanho, se de modo torpe ou de modo exemplar, como determina a Escritura.

Gostei muito como William MacDonald, homem que deixou um legado na área de Ensino Bíblico sadio, expõem esta passagem dando um remédio para este problema:
“Os presbíteros devem ser modelos, e não ditadores. Devem caminhar à frente do rebanho, e não empurrá-los por trás. Não devem tratar o rebanho como se fossem seus donos. Eis uma condenação explícita ao autoritarismo! Muitos abusos que ocorrem nos meios cristãos seriam eliminados se os líderes seguissem as três instruções dos versículos 2-3. A primeira acabaria com toda relutância. A segunda eliminaria o mercantilismo. A terceira daria cabo do oficialismo.”[1]

Parece que este texto foi arrancado de algumas Bíblias por aí.

A esperança que move meu coração, dentre tantas coisas, é ver muitos cristãos abandonando o pensamento de cega submissão que reinou no povo de El Dorado, e vivam a liberdade em Cristo conforme o povo de Beréia (Atos 17.11).
Cristianismo não é centralização em homens que usam o Evangelho para lucrar e dominar. Cristianismo é Evangelho. Mudemos nossa postura e sejamos influenciadores para o bem da igreja nestes dias tão avessos à sã doutrina. Não caia no erro de endeusar pessoas. Viva o sacerdócio universal dos santos!

Toda honra e glória ao Senhor!