quarta-feira, 6 de julho de 2011

A ideologia da ostentação: “se eu tenho status, riqueza ou beleza, eu sou alguém”


O mundo de hoje vive de aparência e de níveis exorbitantes de desigualdade. Chega a ser cômico notar muita gente cantar os belos (e utópicos) versos “somos corpos e assim bem ajustados, totalmente ligados, unidos, vivendo em amor [...] uma família sem qualquer falsidade”. Tais versos viraram símbolo da grande hipocrisia presente em muitos cristãos nos últimos tempos.A igreja não é um ajuntamento de poderosos, muito menos uma capitania hereditária de honrarias. Se o próprio Deus não faz acepção de pessoas, por que nós, meros humanos, temos que privilegiar um em detrimento de outro qualquer? Mas para muitos, o status vale mais na ideologia da ostentação. Eles batem no peito e berram: “eu tenho status, eu sou alguém”.
Os crentes ricos de hoje nem de longe se parecem com a igreja primitiva nesse quesito. Quem tem carrão não para para falar com quem anda de bicicleta. Quem tem as melhores roupas não saúda quem está mal vestido. Pode causar mal estar entre os seus compadres ricos.

Veja como é perfeito este versículo: “[...] porque não há no SENHOR nosso Deus iniquidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno” (II Cr 19.7b). Deus não olha para aparência, não dá vantagens a quem tem status e não valoriza mais quem tem dinheiro. Alguns crentes ricos, influentes e/ou bonitos acham que, por se considerarem uma casta superior, não têm que estar “perdendo tempo” com quem não tem posição, afeição ou condição de se coadunar com eles.

Sabe o que é pior? Você sempre conhece alguém que está enquadrado nestes pontos supracitados. E mais: gente desse tipo sempre continuará existindo, até mesmo dentro da igreja, no meio dos crentes. Mas graças a Deus que no céu não tem divisão de classes.Deus, na sua natureza, não tem prediletos nem trata A melhor que B, C ou o restante do alfabeto.

E olhe que eu nem falei dos que se acham mais santos ou mais dignos. Eu citei apenas coisas terrenas, passageiras. Coisas vãs. Coisas da ideologia da sustentação.