quarta-feira, 13 de julho de 2011

DERRUBANDO AS MURALHAS

Croácia entra na disputa pela maior estátua de Jesus do mundo


Zeljko Kerum, o prefeito da cidade croata de Split, deseja entrar na competição de cidades com gigantescas estátuas de Jesus. Ele anunciou que a nova escultura vai ficar em um dos morro da cidade, medindo 39 metros de altura e substituindo as letras gigantes que antes escreviam “Tito”, um tributo ao fundador da Iugoslávia comunista, o marechal Josip Broz Tito.

Kerum, que é um dos empresários mais ricos da Croácia, decidiu pagar pelo monumento com seu próprio dinheiro. Seu objetivo é superar as outras estátuas cristãs e ficar com o título de “maior do mundo”. No ano passado, a cidade polonesa de Swiebodzin inaugurou a estátua de Jesus considerada o maior do mundo. A polonês monumento tem 36 metros e está localizada em uma colina artificial, que totaliza 52 metros. O prefeito de Split escolheu colocá-la sobre a colina Marjan , que mede 178 metros. A capital do Peru, Lima, e a cidade boliviana de Cochabamba tem estátuas de Cristo sobre apoios de 30 metros cada.

O prefeito Zeljko Kerum é conhecido por suas declarações polêmicas. Fez oposição pública aos sérvios e entrou em conflito um grupo de homossexuais no mês passado em Split, advogando o uso de violência contra eles. Também negou-se a responder na televisão nacional porque foi dirigindo seu carro esportivo a 195 km/h, muito acima do limite de velocidade do país.

Sua nova proposta tem atraído reações conflitantes: “Eu gosto da ideia, vamos, Kerum, a Croácia te apóia”, “Split sempre foi uma cidade de crentes e deve apoiar Kerum”, dizem alguns entrevistados pelos jornais “Vecernji” e “Danas”. ”Esse homem é doente” ou “Você está louco?” são outras reações registradas pelos periódicos.

Para a administração da cidade, o turismo da região deverá crescer com peregrinos que virão para conhecer a maior estátua de Cristo do mundo. “Seria como um novo templo… Somos uma cidade católica de um país católico”, conclui o prefeito que pretende ser candidato ao parlamento croata em 2012.