domingo, 14 de agosto de 2011

QUE OS FILHOS DA MÃE SEJAM FILHOS DOS PAIS


O livro “Filhos da mãe”, Antonio Lazarini Neto fala da ausência do homem na educação dos filhos. No Antigo Testamento, a tarefa de educar os filhos também era dos homens. Em Deuteronômio, o pai falaria ao filho quando estivessem no campo. O autor de Provérbios declara: “Meu filho”. Mesmo que fosse um mestre e não um pai falando, o homem tinha papel na educação.

No Oriente, ainda hoje, o homem educa os filhos. Mas em nossa cultura, o domínio do homem é o da rua e dos negócios, e o das mulheres é o da casa e dos filhos. Muitos homens entregam a educação dos filhos às esposas (casais há que encarregam babás e escolas). Eles têm tarefa mais importante: o sustento. Mas a figura masculina é indispensável à criança. Ela precisa de um pai. O homem sinaliza ao filho o tipo de homem que ele deve ser. E sinaliza à filha o tipo de homem que ela deve procurar para se casar. Ou seja: o pai deve ser um modelo para os filhos. Se isto não acontece é problemático.
Há pais sem tempo para os filhos. E há os que não são bons modelos. Um jovem me disse que não queria ser um pai como o seu foi para ele. Outro disse que, na sua infância, quando seu pai chegava em casa, ele se urinava de medo. Brigaria com a mãe e o espancaria.

Há pais que são modelos. Transmitem valores e marcam as vidas dos filhos. Poucas coisas são tão belas como um pai chegando à igreja, com os filhos, e com a Bíblia na mão. Há coisa mais valiosa para um pai que seu filho se orgulhar dele?

No dia dos pais, exorto os pais cristãos a serem pais presentes. Que estejam com seus filhos, que lhes mostrem o evangelho em suas vidas e que estejam com eles na igreja. Pais que abandonam a igreja e não firmam nela seus filhos prejudicam-nos. Pais que amam a igreja e mostram isso a seus filhos ajudam-nos a se firmarem na fé.
Nos dias dos pais e das mães, geralmente nossas igrejas quase fazem um culto a eles. Eles devem ser honrados e respeitados. Sou pai.. É bom ter o amor e o respeito de filhos . Mas pais e mães precisam se lembrar que são os sacerdotes dos filhos. Devem instruí-los moral e espiritualmente. Devem orar por eles.
Parabéns, pais cristãos! Mas lembro-lhes que Deus lhes confiou filhos. Eles precisam de pais. Sérios, responsáveis, amorosos e fiéis a Deus. Lembro-lhes uma frase que li (onde?): “A maior coisa que um pai pode fazer pelos seus filhos é amar a mãe deles”. Vocês precisam assumir a liderança moral e espiritual do lar. Não pela força. Pelo amor. Amor à esposa. Amor aos filhos. Ajam de modo que seus filhos se orgulhem de vocês. Deus os capacite!