sábado, 17 de setembro de 2011

ESTAMOS DE VOLTA!

EU QUERIA PEDIR DESCULPA A TODOS QUE CURTEM ESSE BLOG.  QUE DO DIA 11 DE SETEMBRO AO DIA 16 DE SETEMBRO PRATICAMENTE NÃO ATUALIZAMOS O NOSSO BLOG, POIS ESTAVAMOS EM SALVADOR NA CONFERÊNCIA ESTADUAL DA SAÚDE. POIS FAÇO PARTE COMO CONSELHEIRO MUNICIPAL DE SAÚDE. ATUALMENTE EXERÇO A FUNÇÃO DE PRESIDENTE DO CONSELHO.

Cara feia é sinal de fome? Pesquisa afirma que sim

Se você sempre se perguntou por que pessoas com fome são mais propensas a ficarem zangadas ou agressivas, um grupo de pesquisadores britânicos afirma ter descoberto a razão: os níveis de serotonina – um hormônio que ajuda a regular o comportamento – flutuam quando as pessoas estão estressadas ou há muito tempo sem comer.
A flutuação dos níveis de serotonina afeta partes do cérebro que permitem às pessoas controlar a própria raiva, explicaram os pesquisadores da Universidade de Cambridge em um artigo publicado esta semana na revista científica Biological Psychiatry.
“Sabemos há décadas que a serotonina desempenha um papel fundamental na agressividade, mas só muito recentemente tivemos a tecnologia para examinar o cérebro e estudar o quanto a serotonina nos ajuda a regular nossos impulsos emocionais. Combinando uma longa tradição em pesquisa comportamental com novas tecnologias, finalmente fomos capazes de elucidar o mecanismo pelo qual a serotonina pode influenciar agressividade”, disse a pesquisadora Molly Crockett, que integrou o grupo de pesquisadores responsáveis pelo estudo, feito no Instituto de Neurociências Clínicas e Comportamentais de Cambridge.
Na condução do estudo, os pesquisadores controlaram a dieta de voluntários saudáveis para manipular os seus níveis de serotonina. Os cérebros dos participantes foram então escaneados usando um aparelho de ressonância magnética funcional enquanto eles observavam rostos com expressões que indicavam raiva, tristeza e neutralidade, para determinar como várias partes de seus cérebros reagiram e se comunicavam umas com as outras.
O estudo revelou que baixos níveis de serotonina deixaram as comunicações entre determinadas partes do cérebro mais fracas do que o normal. Os pesquisadores concluíram que, quando isso acontece, pode ser mais difícil para o cérebro controlar as respostas emocionais de raiva.
Os participantes também responderam a um questionário de personalidade para avaliar se eles tinham ou não uma tendência natural para a agressividade. Aqueles que estavam predispostos a serem agressivos tinham uma comunicação ainda mais fraca entre certas regiões do cérebro quando os níveis de serotonina estavam baixos, observaram os pesquisadores.
As descobertas podem ser aplicadas a uma variedade de transtornos psiquiátricos em que a violência é um problema comum, tais como o transtorno explosivo intermitente, que é caracterizado por explosões de extrema e incontrolável de violência, sugeriram os autores.
“Estamos esperançosos de que nossa pesquisa possa levar a melhores diagnósticos, bem como melhores tratamentos para estas e outras condições”, disse Luca Passamonti, que atuou na pesquisa como cientista visitante da Unidade de Cognição e Ciências do Cérebro, do Conselho Nacional de Pesquisas Médicas de Cambridge.

Jovem: controle-se!


O mundo tem ofertas mil para oferecer aos jovens e aos velhos, porém o público jovem é o mais focado. Boates, barzinhos, festinhas, turmas, grupos, “galerinhas”, amigos, amigas, rolos, ficantes e por aí vai.
Infelizmente, muitos têm cedido aos desígnios errôneos do coração. A grande maioria dos “influenciáveis” pelas armadilhas que o diabo tem plantado no mundo são os jovens que estão achando praticamente tudo normal e ainda encontram na Bíblia, possíveis explicações para seus erros e suas escolhas.
As pregações mais “linha-dura” sobre céu e inferno têm deixado a desejar em muitos templos das várias denominações, visto que a pregação da vida abundante e maravilhosa, na qual Deus apenas nos dá e dá... e dá mais ainda são muito mais atraentes do que aquelas nas quais esse “dar” de Deus vem seguido de uma coisa essencial: amar a Deus acima de QUALQUER coisa.
Voltando ao assunto, os jovens estão nas igrejas levando vidas superficiais e, muitas vezes, vazias repletas de falsos significados. Estão deixando os desígnios mundanos invadir suas vidas e suas mentes dia após dia e, infelizmente, muitas vezes não são alertados disso. A prudência não é mais uma das principais virtudes na vida dos jovens, sejam eles cristãos ou não.
A Palavra de Deus nos alerta no livro de Provérbios: A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano. (Provérbios 14.8). Os sinais estão muito claros e a volta de Jesus é iminente. É bom se lembrar que ele não fará avisos da sua volta, nem dará tempo de você repensar seu caminho enquanto ele estiver descendo dos céus para buscar seus filhos.
Ore e entenda que o que Deus quer para seus filhos é o que há de melhor. Se é “crente” e precisa sair e curtir para se sentir “completo”, ou acha que precisa disso, pois sente a falta de algo em sua vida, provavelmente tudo isso que te falta e que as saídas semanais não conseguem suprir seja suprido por uma única atitude: aceitar Jesus realmente em sua vida.


Pense nisso e seja prudente!


DIA DO EVANGÉLICO EM UBAITABA

Edir Macedo tira onda de apologista e esculacha pentecostais

Era só o que faltava!


Edir Macedo, talvez o maior apóstata da igreja brasileira, o cara que construiu um império religioso por meio do sincretismo, isto é, mesclando práticas do cristianismo com crenças pagãs, geralmente importadas do candomblé, da macumba e da umbanda, tais como o sal grosso, os banhos de arruda, o uso da rosa branca, sem falar na famigerada “sexta-feira forte” e na “sessão do descarrego” (plágiando descaradamente a macumba, religião afro-brasileira), pioneiro nas entrevistas com demônios… Sim, ele mesmo, o bispo Edir Macedo, o maior propagador da macumba-gospel no cenário tupiniquim, postou em seu blog um vídeo, no qual denuncia as igrejas pentecostais por endossar práticas semelhantes às da macumba.enho que admitir: Macedo tem razão! Realmente, muitas práticas do pentecostalismo são cópia fiel dos cultos afro-brasileiros. Aliás, talvez a maior prova de que os movimentos de extase dos cultos pentecostais brasileiros são um reflexo da cultura afro-religiosa, é o fato dos pentecostais em diferentes partes do mundo não repetirem os mesmos movimentos, mesmo sob (suposta) influencia do (mesmo) Espírito Santo. Sim, pois visitei igrejas pentecostais em diversos países da América Latina, o suficiente para constatar que o tal “reteté” só ocorre em igrejas brasileiras, ou quando muito, em igrejas sob influencias de brasileiros, como é o caso de algumas igrejas fundadas por missionários pentecostais, os quais levam sua cultura religiosa — i.e. reteté — ao novo país, muitas vezes exigindo que os crentes se comportem como os crentes do seu país de origem, dando “liberdade” ao Espírito, o que para eles equiva a imitar os movimentos do pastor, berrar, rodopiar feito peão, marchar como soldadinho e repetir as expressoes corporais usadas no país de origem do missionário, um trágico exemplo da falta de contextualização missionária.

Mas voltemos ao picaretólogo Edir Macedo: Se por um lado concordamos que o culto pentecostal sofreu influência liturgica das religioes afro-brasileiras, por outro lado: QUEM EDIR MACEDO PENSA QUE É PARA PAGAR DE APOLOGISTA E FALAR MAL DA MACUMBA? Ah, vá lamber sabão! O cara ficou milionário e construiu um império imitando a macumba, candomblé, umbanda, etc., sendo ele mesmo o pioneiro na arte de sincretizar o culto dos Exús, Orixás, Caboclos e guias. Sem contar que Macedo foi o primeiro pastor de grande expressão a catalogar os demônios de acordo com os nomes que eles recebiam na macumba, endossando seu panteão! Quem é Edir Macedo para acusar qualquer igreja de sincretizar com as práticas da macumba? Ninguém! Absolutamente ninguém!
Livro de autoria do bispo Macedo é o primeiro escrito evangélico a reconhecer a nomeclatura atribuida aos espíritos nos cultos africanos
Edir Macedo é um macumbeiro gospel! E não só isso, mas é também o pioneiro na arte da “Boa-Cumba”, a macumba “evangélica”, igualmente má, pois distorce e oculta o verdadeiro evangelho. Por isso, Edir não tem cacife para falar do movimento pentecostal, o qual, apesar dos excessos registrados em vídeo, tem uma história dentro do movimento evangélico brasileiro, sendo praticamente o único movimento a ter presença semi-absoluta nos rincoes mais remotos do país, em meio aos favelados, excluídos, e vitimados pelas mazelas sociais. Além disso, o movimento pentecostal ainda abriga em seu seio apologistas e teólogos de vida consagrada, homens de Deus de distintas geraçoes, como o pastor Antônio Gilberto, Ezequias Soares, Elienai Cabral, e o pastor Geremias do Couto, o qual além de pastor e escritor, é blogueiro.
(E este zelo doutrinário nao está confinado àqueles, mas também está presente nas novas geraçoes: Cesar Moisés, Esdras Costa, Silas Daniel, Altair Germano e por que nao mencionar o Gutierres Siqueira, editor de um dos maiores blogs de cunho pentecostal)
Não escrevo estas notas com intenção de ocultar a miséria espiritual travestida de pentecostes que está se instalando no seio da Assembléia de Deus. As denuncias deste blog contra o movimento dos Gideoes Missionários da Última Hora, os pastores Marco Feliciano e Silas Malafaia, os cultos de reteté e os escândalos administrativos, simplesmente falam por si. Jamais deixei de protestar contra o circo gospel que está sendo armado no movimento pentecostal, tendo a Assembléia de Deus como protagonista do espetáculo e pastores vendidos à teologia da prosperidade como mestres de cerimônia. No entanto, creio que apesar dos problemas atuais, o movimento pentecostal não pode ser generalizado, pois existe muita gente correta, pastores sinceros e piedosos, os quais precisamos distinguir. Agora, já o neopentecostalismo brasileiro, esse já foi ladeira abaixo faz tempo! Ele é simplesmente irreversível! Discorda? Então, diga por favor quem podemos resgatar do movimento neopentecostal? Edir Macedo? Ora, me poupe! Renê Terra Nova? Deus tenha piedade! RR Soares? Só pode ser brincadeira! Estevam e Sônia? Nem em sonhos! Valdemiro Santiago? Valha-me Deus!
Concluindo: O movimento pentecostal, apesar de abrigar tantos descalabros liturgicos em seu seio (como as práticas exibidas nos vídeos, as quais realmente são vergonhosas e revelam um grande grau de sincretismo religioso), merece nosso respeito pelo trabalho que tem desenvolvido ao longo de um século, muitas vezes priorizando os excluídos e indo onde outras denominaçoes não se atreveram a ir. Além disso, ainda podemos encontrar dentro do movimento pentecostal teólogos respeitados dentro e fora dos limites de suas denominaçoes, bem como pastores sérios e honrados que não se vendem às práticas pagas do seu tempo.
Agora, já na IURD… Ah, fião: O último que sair apague a luz e aperte o botao de detonação!

Líder da Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa é acusado de oferecer cura em troca de sexo


O “santo” Aldo Bertoni, sobrinho de Rosa Alves (Vó Rosa), e líder da Igreja Apostólica da Vó Rosa, está sendo acusado de oferecer curas em troca de sexo. A reportagem foi ao ar no Domingo Espetacular. A Igreja Apostólica foi fundada em 1954, em Tatuapé, SP, pelo bispo Eurico Matos Coutinho, com sua esposa missionária Odete Côrrea Coutinho e Avó Rosa. Atualmente a Igreja é dirigida por Aldo Bertoni, o “santo”, sobrinho da Avó Rosa:A SANTA AVÓ ROSA E O CONSOLADOR
A Igreja Apostólica (IA) afirma que o Consolador veio na pessoa da santa Avó Rosa no dia 26 de outubro de 1970, quando ela faleceu em um acidente de trânsito em Poá (SP). A ela são atribuídas as seguintes afirmações:
• Aos 60 anos de idade a santa Avó Rosa recebeu uma revelação especial de Jesus para fundar a Igreja Apostólica
• A santa Avó Rosa não morreu, mas foi arrebatada aos céus
• Todo o conhecimento da doutrina e a organização da igreja, Jesus nos deu através da santa Avó Rosa ( O Espirito Santo e o Consolador, p. 129)

OUTRAS DOUTRINAS ERRÔNEAS DA IA

• Mediunidade – A santa Avó Rosa não fala através de mais ninguém a não ser pelo seu sucessor, Aldo Bertoni
• A Igreja Apostólica é a única e verdadeira Igreja de Jesus Cristo, e fora dela não há salvação
• A salvação se dá por meio do batismo por imersão em água
• Maria é santa e virgem

Cantores evangélicos se revoltam contra declarações do Bispo Edir Macedo

Alguns cantores evangélicos ficaram surpresos e revoltados com as palavras dos bispos da Igreja Universal do Reino de Deus, inclusive o líder Edir Macedo, que afirmaram que 99% dos cantores evangélicos são endemoniados e que a cantora Ana Paula Valadão estava possessa de demônios.
Através do Twitter o cantor André Valadão resolveu se manifestar. “Não tenho dificuldade em falar sobre a IURD afinal, #IgrejaUniversalNãoÉEvangélica @BispoMacedo o Macalister não te ensinou o que tens feito”, escreveu o irmão de Ana Paula.

A cantora Eyshila também se mostrou indignada. “Reformulando: pessoas que se declaram a favor do aborto, e ainda publicam isso em sua biografia, não merecem o meu respeito. Não as escuto!”
“Escrevi e apaguei, escrevi e apaguei de novo, não tem nem o que dizer em relação a IURD , lamentável Bp Macedo, lamentável…”, tuitou a cantora Lydia Moisés que foi apoiada por Jairinho Manhães, esposo da cantora Cassiane.
Mauro Henrique, vocalista da banda Oficina G3 foi irônico ao falar sobre o caso. “(…) ainda mais depois de saber que o Edir Macedo me chamou de endemoniado! Hahaha. Vem expulsar então!!! Kkkkk”.
Ainda no Twitter membros de várias denominações também se manifestaram contra as palavras dos bispos da IURD e alguns usaram a hashtag #IgrejaUniversalVergonhaAlheia. “Testemunhos comprados obreiros explorados pastores obrigados a cumprir metas de oferta #IgrejaUniversalVergonhaAlheia”, provocou um internauta.
“Esse bispo não tem vergonha na cara mesmo, dizer que a @anapaulavaladao é endomoniada é o fim da picada @: #IgrejaUniversalVergonhaAlheia”, disse outra usuária do microblog.

MMA Gospel: Pastor M x Bispo M x Cantora A


Recebi a informação de que, neste fim de semana, o famoso telepregador M falará contra o afamado telebispo M, que, por sua vez, afirmou que 99% dos cantores evangélicos estão endemoninhados e verberou contra a célebre tele-adoradora A. Não perca mais um grande combate do MMA Gospel!
Já critiquei, e muito, parte do “mundo gospel”. Entretanto, considerei para lá de generalizante e caluniosa a opinião do bispo M a respeito dos cantores evangélicos.
Mesmo assim, não a supervalorizei, visto que não espero coisas boas de quem defende abertamente o aborto, propaga a falaciosa Teologia da Prosperidade e adota uma postura exclusivista, características que evidenciam pseudocristianismo.
Quanto ao pastor M, ele sairá em defesa da cantora A e dirá algumas verdades sobre os desmandos do bispo M e sua emissora de TV. Mas cometerá um grande erro ao defender o aberrante “cair no Espírito”, que nada tem a ver com o genuíno culto a Deus. Aliás, o pastor M fará, inclusive, uma menção honrosa do show-man Benny Hinn, que não merece crédito nenhum.
Muitos servos de Deus estão assustados com o MMA Gospel, que é o assunto do momento em diversas mídias (televisão, rádio, sites, blogs, Twitter, Facebook, Orkut, etc.). Mas isso nos faz refletir sobre dois versículos contidos no livro de Salmos: “Na verdade, que já os fundamentos se transtornam; que pode fazer o justo?” (11.3); “Salva-nos, SENHOR, porque faltam homens benignos; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens” (12.1).
Os justos e fiéis são poucos, nesses últimos dias. Mas não devem se portar como meros espectadores. Se somos mesmo justos e fiéis, combatamos o bom combate, revestidos de toda a armadura de Deus. Soframos a aflição como bom soldados de Cristo. Oremos pela igreja brasileira. Preguemos o Evangelho. Sejamos sal e luz neste mundo tenebroso.

03 razões básicas porque eu não creio que crianças possam ser pastoras.


Sinceramente eu estou cansado de ouvir tantas bobagens por parte dos evangélicos. Estou cansado das loucuras desta gente que relativizou a Palavra de Deus. Há pouco um louco me disse: "Há! Paulo era um machista! Ele estava errado em muito coisa que falou e escreveu. Não dá pra levar ao pé da letra tudo aquilo que disse!"
Gente, aonde esse povo vai parar? Como dizem os paulistas os "caras estão loucos, meu"
Bom, voltemos a vaca fria! Minha esposa além de pedagoga é contadora de histórias, e há pouco ela recebeu um convite para ir a uma igreja cuja programação teria como atração uma criança de 12 anos que seria a pregadora da noite. Há alguns meses um amigo me trouxe um DVD cujo título era: "Cativeiro nunca mais." Até aí passa, o problema é que a protagonista da mensagem era uma criança. Isso mesmo, um menino com tiques e trejeitos evangélicos que desesperadamente gritava invocando sobre os seus ouvintes as bênçãos de Deus. Em 2007 o jornal O Globo publicou a matéria "Pequenos Missionários". A reportagem tratava exclusivamente de meninos e meninas que nos últimos anos vem atuando como líderes e pastores de igrejas evangélicas no país. Se não bastasse isso, a matéria é enfática em afirmar que tais crianças atendem os desesperados e prometem cura aqueles que os procuram.
Meu amigo, não dá para engolir essa história de crianças pastoras. Na minha perspectiva isto afronta diretamente o bom censo, a ética, a moral e principalmente a Deus e pensando nisso eu resolvi escrever escrever um post onde eu enumero três motivos porque uma criança não pode ser pastora:
1- Criança tem que ser criança! A Biblia diz que há tempo para todo propósito debaixo da terra.
2- Criança pecisa viver o lúdico, a fantasia, desfrutar do riso, da alegria. Até porque, quando isso não acontece, a criança emocionalmente adoece. A criança deve se comportar como criança, mesmo porque é sendo criança, vivendo como criança, não queimando etapas, nem tampouco ultrapassando os limites naturais da vida é que poderão no futuro construir um mundo melhor.
3- O padrão bíblico para ser um pastor é impossivel de ser cumprido pelas crianças. Veja por exemplo, o que o Apostolo Paulo disse em sua primeira epistola a Timóteo sobre as qualificações de um pastor:
"Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, , hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; ue governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo."
Prezado amigo, a luz destas afirmações gostaria de lhe pedir dois favores: Primeiramente não permita que essa corja safada continue usando nossas crianças para beneficios próprios. Nossos meninos e meninas não são artistas de circo, nem tampouco, pastores mirins. Em segundo lugar, denuncie ao ministério público aqueles que em nome de Deus estão manipulando crianças indefesas.
Pelo amor de Deus, vamos deixar as crianças desfrutarem da beleza de ser crianças
Com lágrimas nos olhos e dor no coração!