quinta-feira, 14 de março de 2013

A tua história na de Abraham Lincoln!



Por Josemar Bessa
 
Ao ver o filme Lincoln eu lembrei deste texto do apóstolo Paulo: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” - Efésios 4:29

Há algo na história de Abraham Lincoln que está intimamente ligada a todos nós. Há poucos dias Daniel Day-Lewis ganhou o Oscar de melhor ator pela sua atuação no filme de Steven Spielberg,  Lincoln. O filme abrange os 4 últimos meses da vida de Lincoln. A Guerra civil Americana, a guerra que mais matou americanos – 970 mil pessoas entre 1861 e 1865, estava chegando ao fim, e Lincoln foi o grande condutor da nação naquele período sombrio de sua história.

Preocupado que a guerra acabasse sem a garantia de que a escravidão não pudesse voltar, pois sua proclamação de Emancipação de 1863 poderia ser descartada com o fim da guerra pelos tribunais, Lincoln quer aprovar a Décima Terceira Emenda à constituição dos Estados Unidos, que definitivamente aboliria a escravidão no país. A Guerra foi vencida, a abolição garantida e Lincoln já reeleito foi assassinado na noite de 14 de Abril de 1865 durante a apresentação de uma pela no teatro Ford, Washington, pelo ator John Wilkers Booth (1838-1865).

Depois de morto há uma história inusitada com Abraham Lincoln que nos diz respeito. Seu túmulo foi aberto duas vezes depois de sua morte. E que relação isso tem conosco?

Em 1887 o túmulo de Lincoln foi aberto pela primeira vez, ele já estava morto há 22 anos. Por que abririam duas vezes o túmulo de Lincoln e exporiam seus restos mortais? Lincoln é o presidente mais famoso e mais importante que os Estados Unidos já teve. Todos já sabiam como ele tinha morrido – assassinado. Todos sabiam quem foi que deu o tiro – John Wilkers – Qual necessidade havia de se abrir seu túmulo?

Boatos! Como o ser humano gosta de boatos. Teorias de conspiração... Havia um boato de que o corpo dele não estava em seu túmulo. Quando abriram o túmulo testemunhas puderam ver que era apenas boatos, seus restos mortais estavam lá.

Por incrível que pareça, 14 anos mais tarde, o presidente que fora assassinado foi novamente desenterrado, e novamente seu corpo decomposto foi visto por um grupo de pessoas. Novamente o que motivou algo terrível assim foram boatos espalhados... Sua família protestou contra expor mais uma vez seus restos mortais... mas as autoridades acharam que essa era a única maneira de encerrar de novo esta onde de boatos.

 
É absurdo, não é? Agora pensemos – o que pode levar a atos insanos como esses? Pense em alguém que você ama exposto assim – é cruel. O filho do presidente morto, Robert, protestou várias vezes, mais foi em vão. Boatos não precisam de fatos, só precisam de homens que passam adiante o que ouvem mesmo que isso machuque e destrua pessoas... um passando para o outro “inocentemente” – Ele se alimenta do apetite doentio de seres caídos como um parasita. Quantas vezes não ouvimos e pior, repetimos, a frase: “Já ouviu a última?” – Neste caso, o homem nunca é um canal inocente de informação. O homem se protege da maldade evidente dizendo: “Eu ouvi falar... estão dizendo...”. Não há nada de inocente aí. Com as redes sociais fazer isso se tonou ainda mais fácil, cruel e covarde.

Tiago diz: “Com a mesma língua bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens” - Tiago 3:9 – Shakespeare em Henrique IV – Ele diz: “O rumor é flauta de conjecturas, ciúmes e suspeitas. Instrumento tão simples e tão fácil. Que monstro de cem mil cabeças é, a andante multidão, sempre pronta a tocá-la”

Tiago diz que um filho de Deus jamais poderia tocar esta “flauta” – isso é o oposto do caráter regenerado do homem em Cristo. A língua do homem, ou o teclado do seu PC, Smartphone, Tablet... é a ferramenta que mais causa dano ao homem... “A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.” - Tiago 3:6

Não se engane, você é responsável por tuas palavras. Jesus disse: “Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem, hão de dar conta no dia do Juízo”Mateus 12.36

Nossas palavras acabam por entregar o jogo. Elas mostram o verdadeiro estado do coração. Não se incomodar com tuas palavras agora é suicídio. As palavras matam: “Crucifica-o. Solte-nos Barrabás” – Palavras pejorativas, palavras irritadas, palavras impacientes, palavras sem amor, palavras duras, palavras cruéis, boatos... As palavras são o barômetro de nossos corações. Nossos lábios nos condenarão.

Palavras tem enorme influência.

“Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.” - Tiago 3:3

Pense num grande cavalo puro sangue com sua força descomunal. No entanto ele é guiado por um pequeno freio em sua boca. O freio não controla apenas sua boca, cabeça... mas todo o seu corpo e força. Ou pense num grande navio. Toneladas de peso. Tudo isso direcionado por um pequeno leme: “Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.” - Tiago 3:4 – Esse pequeno leme pode direcioná-lo para o Japão ou para o Brasil. Ou então pense num pequeno pedaço de caco de vidro concentrando o calor do sol numa vegetação seca. Uma pequena chama é acesa, logo se tem um grande incêndio fora de controle: “Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.” - Tiago 3:5 – O Escritor de Eclesiastes diz: “No início as suas palavras são loucura; no final são loucura perversa – e o tolo multiplica palavras” – Eclesiastes 10.13

Tiago nos dá a análise mais humilhante em toda a Bíblia sobre a maldade expressa na língua. É muito difícil encontrar uma indicação maior da depravação do homem do que esta: “A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.” - Tiago 3:6

Quando o apóstolo Paulo está provando que não há um justo sequer na terra, ele também se aproveita das palavras, da língua do homem, ele cita o salmo 5.9“Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.”  - e o Salmo 140.3: “Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios.”  - em Romanos 3.13. É sobre isso que Tiago está falando – O mal do cosmos está concentrado em nossas próprias línguas. Em que pecado as palavras dos homens não estão envolvidas? – “Imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, intrigas, ira, egoísmo, dissensões, facções, inveja... orgias e afins” – Gálatas 5.19-21

Sem dúvida em todos esses pecados a língua está envolvida e em muitos outros males. Se estes pecados estão debaixo do céu, você não precisa ir até o inferno para procurá-los, pois eles podem ser encontrados na ponta de nossas línguas. Pense nas palavras que Deus ouvirá e verá escrita no Facebook... em tua cidade nas próximas duas horas – toda maledicência, mentira, blasfêmia, imundície, ódio, palavras assassinas, planos para prejudicar os outros... um mundo de maldade.

Tiago diz que “Ela corrompe a pessoa como um todo” – Um punho pode intimidar. Um olho piscando pode seduzir. Mas uma língua pode manchar todo o homem. Pense em como na tragédia de Shakespeare, “Otelo”, Iago corrompe seu mestre Otelo e semeia as sementes da desconfiança em sua esposa Desdêmona... tudo acabando em morte, assassinato... Todos os envolvidos corrompidos. Nossas línguas corrompem a pessoa como um todo. A língua é "um mal inquieto cheio de veneno mortífero" (v.8).

"É incendiada pelo inferno" (v.6). A língua é volátil e incandescente, apenas uma faísca é necessário e um fogo de raiva, maldade... queimando irá resplandecer. As más línguas dos homens podem destruir um mundo.
 
Agora, pense na influência que uma língua consagrada pode ter: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” - Efésios 4:29 – Não abra a boca, ou escreva nas redes sociais... sem ter a certeza de que as palavras irão promover edificação e dar graça aos que a ouvem ou leem: ““Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem, hão de dar conta no dia do Juízo”Mateus 12.36

Deus é Gay?


Por Walter McAlister
Recentemente vi uma foto, em um aplicativo chamado Pinterest, de um rapaz de cabeça raspada e sem camisa que bradava em direção ao céu. O que me chamou a atenção é que em seu peito trazia escrito God is gay, ou Deus é gay. A imagem me causou espécie, claro. Mas, desde então, me pus a refletir sobre ela.
Muitos procuram no Estado uma espécie de reconhecimento. Seja pela obtenção de direitos políticos ou pela sanção dos poderes constituídos, desejam autenticar a sua existência. Essa ânsia de reconhecimento existe, claramente, nos grupos mais diversos, inclusive na própria igreja dos nossos tempos. Queremos bíblias expostas em praças e na entrada de prédios públicos, sabe-se lá por que — como se isso tivesse algum valor. Não tem. Mas muitos percebem a exposição de objetos de cunho religioso em lugares públicos como um tipo de avanço do Evangelho. Só que não é.

Aquele rapaz obviamente não se contenta com um movimento político. Ele quer se afirmar pela declaração do que crê ser a natureza de Deus. Mas Deus não é gay. Nem tampouco é homem, mulher, alto, baixo, branco, negro, de esquerda ou de direita, revolucionário ou conservador. Deus é além. Está acima de tudo. E Ele se revelou. Só que, ao afirmar que Deus é qualquer uma dessas coisas, o que fazemos? Tentamos atribuir legitimidade à nossa identidade, às nossas convicções ou às nossas vindicações. Ao atribuir o que seja a Deus, o que de fato estamos tentando é afirmar da forma mais inquestionável possível o que somos. Pois, afinal, o que há acima de Deus?

O problema é que, ao atribuir ao Senhor a nossa imagem, fazemos violência à sua imagem. Pois sua imagem não se limita à nossa. É certo que as Escrituras dizem que fomos criados à sua imagem e semelhança. Trazemos no cerne da humanidade a imagem de Deus, embora gravemente chamuscada pelo pecado. A violência que praticamos contra essa imagem reside no fato de tentarmos definir Deus pelo que fizemos com essa semelhança. Assim como o filho que trai o pai e depois quer que ele seja culpado pelos seus atos, nós traímos a nossa origem, rejeitando a sua imagem, para, em seguida, atribuirmos o que fizemos ao Criador. É uma falácia repetida ad nausium, geração após geração. E essa falácia é o fundamento de toda idolatria. Pois, ao fazermos Deus à nossa imagem e semelhança, rejeitamos a sua verdadeira imagem. Veja o que Paulo escreveu no primeiro capítulo de sua carta aos romanos:

18 Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, 19 pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; 21 porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos 23 e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. 24 Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. 25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. 26 Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. 27 Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. 28 Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. 29 Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, 30 caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; 31 são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. 32 Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.

O texto não poderia ser mais claro. Só não entende quem não quer. Rejeitamos a verdadeira imagem de Deus, que vemos claramente no seu Filho, Jesus Cristo. Não somente lhe devemos honra e glória, mas devoção e reverência. Reverência à sua imagem. Reverência ao seu nome. Reverência à sua Palavra, que é a revelação de quem Ele realmente é. A questão aqui não é se Deus é ou não gay. A questão é que Deus não se parece conosco. Tragicamente, nos parecemos cada dia menos com Ele.