sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Jovens alegam ter poder de curar pessoas possuídas por demônios



ImageProxy.mvc
Trio percorre os EUA praticando “exorcismo” em pessoas com “demônios sexualmente transmissíveis”
Três garotas percorrem os EUA em nome de Jesus expulsando demônios dos corpos de pessoas condenadas pelas forças do mal. Poderia ser um spin-off de “Instrumentos Mortais” , nova saga teen onde Lily Collins interpreta uma caçadora de demônios em NY, mas é a história real de Brynne , Tess e Savannah, as texanas conhecidas como “teenage exorcists” , ou exorcistas adolescentes.
Lideradas por Bob Larson , conhecido televangelista norte-americano e pai de Brynne, elas alegam ter desenvolvido uma habilidade de identificar (e curar, claro) pessoas possuídas.
Para isso, elas passam diariamente por um treinamento oferecido pelo reverendo, que diz já ter curado 15 mil pessoas dessas entidades em todo o mundo.
“As pupilas dilatam esporadicamente. Você olha nos olhos da pessoa, e depois do treinamento, você consegue ver o mal”, disse Tess, explicando o processo de se tornar uma exorcista, em entrevista ao talk show de Anderson Cooper , no último ano.
Um vídeo conhecido no YouTube mostra as “teenage exorcists” em sessão, expulsando um demônio chinês do corpo de uma mulher chamada Cynthia.
Quem tem medo de um dia acordar possuído, no entanto, pode dormir tranquilo: de acordo com o trio, o satanás não pode simplesmente entrar no corpo de qualquer pessoa. “Ele tem que ter o direito legal” para fazer isso, disse Brynne à revista “Vice”.
A filha do reverendo aponta que, para ser possuída por um demônio, a pessoa geramente sai debaixo do “guarda-chuva de proteção de Deus” e comete pecados como usar drogas, fazer sexo, fazer sexo com prostitutas ou até mesmo quando um indivíduo é abusado sexualmente. “Assim como você pega doenças sexualmente transmissíveis, você pode pegar demônios sexualmente transmissiveis.”
Apesar dos supostos poderes sobrenaturais, elas condenam e passam bem longe de sagas fantásticas como “Harry Potter” ou “Crepúsculo”, já que estas seriam “instigadoras do mal”. Segundo Savannah, elas não têm tempo para essas coisas pois estão “muito ocupadas lutando contra o diabo.”
O, digamos, despertar do exorcismo para Brynne surgiu cedo, quando ela tinha 13 anos. A jovem conta que fez sua primeira “cura” em uma igreja na África durante um culto do pai para 3 mil pessoas. Já Tess começou aos 15, quando uma amiga estava dormindo em sua casa e reclamou de uma “severa dor de cabeça por nenhum motivo.” A amiga era uma garota cristã, mas que recentemente tinha saído do caminho de Jesus.
Desde que começaram a aparecer em programas de TV e em revistas, as “teenage exorcists” têm sido apontadas como uma fraude, principalmente por conta da maneira como elas se portam na frente das câmeras, sempre muito eloquentes e com um discurso bem ensaiado. Além disso, o trio está declaradamente procurando por uma emissora que tope produzir um reality show sobre elas

O INIMIGO TRIPLO



O Advogado do DiaboPor João Bosco
Possuímos um inimigo triplo são 3 que se levantam contra à verdadeira vida de vitória que Cristo nós proporcionou na Cruz do Calvário. Que são: o MUNDO, a CARNE e o DIABO (João 2:17, Romanos 8:3 e 1 Pedro 5:8) e que fecham no terrível pecado.
O MUNDO – Que quer dizer o mundo neste sentido? Quer dizer o presente século mau (Gálatas 1:4), o grande sistema do mal ao redor de nós. É animado pelo príncipe deste mundo (João 14:30), e caracterizado por uma decisão trágica a respeito do Varão do Calvário: «Não queremos que este reine sobre nós.» (Lucas 19:14).
É o sistema mundial de rebelião contra Deus. Ora, é, porventura, possível para o crente viver uma vida cristã verdadeiramente separada do mal no meio de tal antagonismo? Por exemplo, é tal a vitória de Cristo que o crente perca todo o desejo para com os prazeres e ocupações do mundo, com todas as suas atrações e seduções fascinantes de hoje?
É possível que o crente de hoje possa regozijar-se com o apóstolo Paulo por ter sido «crucificado para o mundo» (Gálatas 6:14), e o «mundo para ele», a despeito de morar no meio dele? Ou é a vontade de Deus que, tendo sido salvo deste presente século mau, seja o crente escravizado de novo pelos «rudimentos fracos e pobres» dele? (Gálatas 4:9). A resposta da Bíblia é clara e simples. Graças a Deus, a VITÓRIA É Possível, porque o Senhor Jesus Cristo disse: «Eu venci o mundo». (João 16:33). Porque ELE venceu, vós também podeis vencer, porque ELE é vosso exemplo.
A CARNE – O segundo inimigo é a “carne”. O apóstolo Paulo diz: «Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum». (Romanos 7:18).
Que quer dizer “a carne” neste sentido? Consideraremos este assunto mais profundamente no capítulo seguinte, mas basta dizer aqui que “a carne” é a natureza humana caída. (Gênesis 6:12). É o princípio corrupto do pecado, a natureza carnal, que «o homem natural» herdou dos seu pais caídos. É a natureza de Adão. É a sede de todos aqueles pecados feios que, com tanta facilidade, destroem a alegria e impedem o testemunho do crente (Gálatas 5:19). Ora, poderá ser a vontade de Deus que o seu povo, depois de levantado até o reino da vida espiritual e de justificado do pecado diante dele para sempre, (Romanos 5:9) continue escravo de vilezas tais como: Vaidade, Cólera, Irritabilidade, Mau humor, Ciúme, Orgulho, Egoísmo, Implacabilidade, Ansiedade, Aspereza, Queixume, Crítica.
Precisamos aumentar um catálogo tão repulsivo? Estes males acima enumerados não são considerados como pecados grosseiros, mas não obstante, são manifestações da natureza carnal. Pode haver vitória sobre “a carne”? Sim, graças a Deus, é prometido claramente na Palavra de Deus. Como veremos mais tarde, temos no livro bendito de Deus a revelação dum grande segredo pelo qual é possível fazer “a carne” ineficaz mediante o poder do Espírito Santo, por meio da nossa inclusão na Cruz.
O DIABO – Pensamos no mundo, aquele inimigo externo, e na carne, aquele inimigo interno; agora havemos de pensar no terceiro grande adversário — o Diabo, aquele inimigo infernal! O Diabo é uma pessoa, o atual «príncipe das potestades do ar». (Efésios 2:2). Ele rege os negócios deste mundo mau, e seu grande objetivo é contrariar a vontade e o programa divino no mundo, na Igreja, e no crente. Para conseguir este fim ele apresenta o seu desafio por muitos meios, e procura usurpar e dominar aquilo que pertence a Cristo por título criador e redentor. Como crente, vós não podeis evitar os seus expedientes astutos (2.Coríntios 2:11). Ele é vosso adversário incessante (l.Pedro 5:8). É necessário encará-lo e vencê-lo. É isto possível? Sim, graças a Deus, mediante a vitória do Salvador na Cruz, este poderoso adversário já foi vencido completa e finalmente (Hebreus 2:14), e um dia todo o mundo verá a plena consumação deste triunfo.
Neste interim, aquele Maligno age no mundo, mas todas as suas atividades são limitadas pela vontade permissiva de Deus. O filho de Deus pode ter a vitória em Cristo dia após dia, visto que o Cristo Vitorioso mora dentro dele em verdade. Satanás tem de se curvar diante de Jesus. Voltaremos, porém, a este assunto depois.
CREDES NISTO?
Estais convencidos de que a Palavra promete vitória completa a todo crente? Uma vez que o Bom Samaritano pôs a sua mão curativa sobre as vossas chagas de pecado, aquele bendito Benfeitor não vos deixará nunca entregues aos vossos próprios recursos para o resto da viagem. Uma vez libertados do poço horrível do pecado, não é jamais a vontade de Deus que vós retrocedais para o seu domínio tenebroso e sua atmosfera sufocante. O Salvador é mais que um fiador que nos livra do inferno e da pena do pecado. Ele é bastante forte para vos guardar do domínio do pecado de dia em dia (Hebreus. 7:25). Sim, vitória completa é possível todo tempo, ou, senão, há uma imperfeição na obra expiatória do Calvário. Visto que isto é provado, tanto pela abundância da evidência das Escrituras como na experiência prática dos santos de Deus durante os séculos, é verdade ainda até hoje. Cristo mudou? Não é vosso? Então uma tal vida é possível para vós.
CONSIDERE ESTAS VERDADES!
Este inimigo triplo fecha no PECADO que podemos considerar como sendo o 4° inimigo, mas que CRISTO proporcionou a vitória sobre todos eles na CRUZ!
1) O EU MORTO PARA O PECADO, MUNDO, CARNE E SATANÁS
Estes inimigos estão constantemente fazendo suas ofertas para que caiamos no pecado e sejamos derrotados em nossa vida espiritual. Sem poder espiritual, o cristão não produz fruto e fica como o diabo gosta.
A única forma de vencer esses quatro inimigos é pelo reconhecimento de que o nosso velho homem já morreu (Rm 6:6). Isto implica que eu não tenho mais planos ou ideais pessoais, mas agora são planos e ideais de Cristo que dirigirão a minha vida.
2) CRISTO VIVENDO EM MIM
A verdadeira vida do cristão, não sou eu quem vive. Não tente ser uma vida santa e vitoriosa pelos seus próprios esforços. Você nunca conseguirá. A única forma é Cristo vivendo em você. Ele tem poder para vencer as lutas, provas e tentações.
Essa dependência d’Ele nos força a reconhecer que Ele dá a vitória e que Ele, somente Ele, recebe a glória quando nossa vida cristã vai bem.
Oh, como estamos precisando de um grande avivamento espiritual em nossa nação! Vemos o pecado se alastrando rapidamente e somente um vento poderoso do Espírito
Santo poderá varrer da nossa pátria o pecado, a injustiça e as obras malignas.
COLOCANDO ISSO EM PRATICA
Convidamos você a se unir a um grande número de cristãos que estão orando por este avivamento.
O “eu” na cruz e Cristo vivendo em cada cristão trarão nossa nação aos pés de Cristo e Ele receberá toda a glória.
ORE:
1. Peça a Deus que ajude você a assumir sua posição de “morto” com Cristo.
2. Ore por um avivamento no Brasil e por derramar do Espírito Santo cada vez maior e crescente em sua Igreja local.
3. Agradeça ao Espírito Santo o trabalhar dele em sua vida, família e ministério.
Com a ajuda do Senhor, em muitos lugares isso tem acontecido em muitos lugares, você também quer?

Sou evangélica e meu marido me bate, posso me divorciar?



violencia_domesticaPor Renato Vargens
Sônia Regina Maurelli, diretora da casa Isabel, afirma que cerca de 90% das mulheres vítimas da violência doméstica são evangélicas.
Nas dependências da Casa de Isabel, é fácil encontrar grupos de mulheres com a bíblia aberta, senhoras murmurando corinhos cristãos e até mesmo a música no rádio da recepção, tocando canções evangélicas.
A Violência doméstica é um grave problema em nossa sociedade, e infelizmente nossas igrejas estão repletas de mulheres que apanham de seus maridos. Não são poucas aquelas que vivem uma vida de horrores, sofrendo as agruras de uma relação despótica, ditatorial e abrutalhada. Como todos sabemos, muitas destas mulheres continuam se sujeitando a este tipo de relacionamento, fundamentado na premissa de que Deus odeia o divórcio (o que é verdade), e com isso acentuando distúrbios psicológicos, neurológicos e físicos em sua própria vida e filhos.
Sem a menor sombra de dúvidas o divórcio não é uma instituição divina e sim humana, até porque, ele brota de corações caídos e distantes de Deus. Além disso, é indispensável que também entendamos que existe um enorme abismo entre lutar por um casamento combalido a permanecer numa relação onde a esposa é constantemente violentada fisicamente.
O Apostolo Paulo em I Co 7:10-15 afirma que o cônjuge cristão PODE se divorciar deste que o seu marido incrédulo abandone o lar. Isto posto, acredito piamente que maridos que batem em suas esposas, há muito abandonaram seus lares, dando as suas mulheres condições de não somente se divorciarem como também a de contraírem novas núpcias.
O fato de alguns destes afirmarem ser cristãos, não os torna efetivamente crentes, até porque, os que agridem suas esposas, legitimam de que na verdade nunca conheceram a Cristo.
A violência contra a mulher é uma agressão ao Criador e em hipótese alguma as mulheres devem se sujeitar a qualquer tipo de agressão, denunciando o agressor às autoridades competentes a fim de que o sofrimento imposto pela violência cesse definitivamente em sua casa. Além disso, deve levar suas queixas, lamúrias, angústias e sofrimentos ao justo JUIZ, que com certeza no tempo certo lhes fará justiça.
Soli Deo Gloria!

Cristianismo de Entretenimento




Por John MacArthur

A igreja pode enfrentar a apatia e o materialismo satisfazendo o apetite das pessoas por entretenimento? Evidentemente, muitas pessoas das igrejas pensam assim, enquanto uma igreja após outra salta para o vagão dos cultos de entretenimento.

Uma tendência inquietante está levando muitas igrejas ortodoxas a se afastarem das prioridades bíblicas.

O que eles querem

Os templos das igrejas estão sendo construídos no estilo de teatros. Ao invés de no púlpito, a ênfase se concentra no palco. Alguns templos possuem grandes plataformas, que giram ou sobem e descem, com luzes coloridas e poderosas mesas de som.

Os pastores espirituais estão dando lugar aos especialistas em comunicação, aos consultores de programação, aos diretores de palco, aos peritos em efeitos especiais e aos coreógrafos.

O objetivo é dar ao auditório aquilo que eles desejam. Moldar o culto da igreja aos desejos dos freqüentadores atrai muitas pessoas.

Como resultado disso, os pastores se tornam mais parecidos com políticos do que com verdadeiros pastores, mais preocupados em atrair as pessoas do que em guiar e edificar o rebanho que Deus lhes confiou.

A congregação recebe um entretenimento profissional, em que a dramatização, os ritmos populares e, talvez, um sermão de sugestões sutis e de aceitação imediata constituem o culto de adoração. Mas a ênfase concentra-se no entretenimento e não na adoração.

A ideia fundamental

O que fundamenta esta tendência é a idéia de que a igreja tem de “vender” o evangelho aos incrédulos — a igreja compete por consumidores, no mesmo nível dos grandes produtos.

Mais e mais igrejas estão dependendo de técnicas de vendas para se oferecerem ao mundo.

Essa filosofia resulta de péssima teologia. Presume que, se você colocar o evangelho na embalagem cor-reta, as pessoas serão salvas. Essa maneira de lidar com o evangelho se fundamenta na teologia arminiana. Vê a conversão como nada mais do que um ato da vontade humana. Seu objetivo é uma decisão instantânea, ao invés de uma mudança radical do coração.

Além disso, toda esta corrupção do evangelho, nos moldes da Avenida Madison, presume que os cultos da igreja têm o objetivo primário de recrutar os incrédulos. Algumas igrejas abandonaram a adoração no sentido bíblico.

Outras relegaram a pregação convencional aos cultos de grupos pequenos em uma noite da semana. Mas isso se afasta do principal ensino de Hebreus 10.24-25: “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos”.

O verdadeiro padrão 

Atos 2.42 nos mostra o padrão que a igreja primitiva seguia, quando os crentes se reuniam: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

Devemos observar que as prioridades da igreja eram adorar a Deus e edificar os irmãos. A igreja se reunia para adoração e edificação — e se espalhava para evangelizar o mundo.

Nosso Senhor comissionou seus discípulos a evangelizar, utilizando as seguintes palavras: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28.19). Ele deixou claro que sua igreja não tem de ficar esperando (ou convidando) o mundo para vir às suas reuniões, e sim que ela tem de ir ao mundo.

Essa é uma responsabilidade de todo crente. Receio que uma abordagem cuja ênfase se concentra em uma apresentação agradável do evangelho, no templo da igreja, absolve muitos crentes de sua obrigação pessoal de ser luz no mundo (Mateus 5.16).

Estilo de vida

A sociedade está repleta de pessoas que querem o que querem quando o querem. Elas vivem em seu próprio estilo de vida, recreação e entretenimento. Quando as igrejas apelam a esses desejos egoístas, elas simplesmente põem lenha nesse fogo e ocultam a verdadeira piedade.

Algumas dessas igrejas estão crescendo em expoentes elevados, enquanto outras que não utilizam o entretenimento estão lutando. Muitos líderes de igrejas desejam crescimento numérico em suas igrejas, por isso, estão abraçando a filosofia de “entretenimento em primeiro lugar”.

Considere o que esta filosofia causa à própria mensagem do evangelho. Alguns afirmam que, se os princípios bíblicos são apresentados, não devemos nos preocupar com os meios pelos quais eles são apresentados. Isto é ilógico.

Por que não realizarmos um verdadeiro show de entretenimento? Um atirador de facas tatuado fazendo malabarismo com serras de aço se apresentaria, enquanto alguém gritaria versículos bíblicos. Isso atrairia uma multidão, você não acha?

É um cenário bizarro, mas é um cenário que ilustra como os meios podem baratear e corromper a mensagem.

Tornando vulgar

Infelizmente, este cenário não é muito diferente do que algumas igrejas estão fazendo. Roqueiros punk, ventríloquos, palhaços e artistas famosos têm ocupado o lugar do pregador — e estão degradando o evangelho.

Creio que podemos ser inovadores e criativos na maneira como apresentamos o evangelho, mas temos de ser cuidadosos em harmonizar nossos métodos com a profunda verdade espiritual que procuramos transmitir. É muito fácil vulgarizarmos a mensagem sagrada.

Não se apresse em abraçar as tendências das super-igrejas de alta tecnologia. E não zombe da adoração e da pregação convencionais. Não precisamos de abordagens astuciosas para que tenhamos pessoas salvas (1 Coríntios 1.21).

Precisamos tão-somente retornar à pregação da verdade e plantar a semente. Se formos fiéis nisso, o solo que Deus preparou frutificará.

Os Males do Tempo Presente e o Nosso Objetivo, Nossas Necessidades e Encorajamentos

C.H. Spurgeon

Um dos grandes males do nosso tempo é o insaciável desejo por entretenimento. Que o homem deve descansar do trabalho e usufruir desses divertimentos como um refrigério para o corpo e a mente, ninguém deseja negar. Dentro de certos limites, a recreação é necessária e benéfica; mas fornecer entretenimento ao mundo nunca foi o propósito da Igreja Cristã.

Será que Cristo institui Sua Igreja para que ela oferecesse ao público peças de teatro e bonecos de cera vivos? Uma congregação dissidente, até onde sei, começou uma série de cultos especiais com um encontro social, e a noite foi gasta em uma série de inutilidades estúpidas; e dentre outras coisas os amigos reunidos brincaram de "dança das cadeiras"! Eu não sei se você entende o que essa brincadeira infantil significa. Pense em ministros do Evangelho e oficiais da igreja brincado de "dança das cadeiras"!
"O que será feito em seguida em nossas igrejas? A que nível de absurdo os ministros do Evangelho ainda irão?"

Há um anúncio pendente que afirma que, na semana que vem, deverá haver um "Punch and Judy show"* no mesmo local de adoração (assim chamado)! Está programado para isso acontecer juntamente com a pregação do sermão "Teu sacrifício de sangue, ó Cristo de Deus!".

Não, irmãos, deixem-me corrigir a mim mesmo; a pregação de Cristo normalmente cessa quando essa frivolidades aparecem. Essas coisas são tão opostas em espírito, que uma ou outra terá que ser abandonada; e nós sabemos qual delas será.

O que será feito em seguida em nossas igrejas? A que nível de absurdo os ministros do Evangelho ainda irão? Bobagens consideradas desprezíveis até pelos idiotas têm sido toleradas em nossas escolas. Ainda não chegamos a esse ponto, pessoalmente; mas, irmãos, nós mesmos devemos lutar arduamente contra isso, porque as pessoas são sempre muito entusiásticas em relação a essas vaidades, e há tantas sociedades e instituições mais ou menos remotamente conectadas com nossas igrejas que é difícil para nós guardar todas elas de desvios.

Irmãos, não estamos aqui para jogar fora o nosso tempo, mas para ganhar almas para Jesus e conduzi-las à felicidade eterna. Pela solenidade da morte, do julgamento e da eternidade, eu conclamo a todos vocês a manterem-se livres das tolices e das nulidades dos nossos dias. Observem detalhadamente como "a sabedoria deste mundo" e as suas bobagens parecem ser ótimos companheiros, e fujam de ambos com igual desprezo.

O que é Heresia?




“Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”. Colossenses 2.8

Para a maioria das pessoas os termos: seita, heresia, apologética etc, é de difícil elucidação e trazem, na maioria das vezes, confusões e discrepâncias. Talvez por falta de informação e formação teológica, muitos líderes estão ministrando heresias destruidoras no seio da igreja cristã. Isso é deveras preocupante. Termos como: conversão, arrependimento, regeneração, justificação, propiciação, dentre outros, estão sendo substituídos por: decretar, maldição, reivindicar, apossar-se, tomar posse da bênção etc.

Urge a necessidade de, mais do que nunca, o líder estar de acordo com 1Tm 3.2 que diz: “é necessário, pois, que o bispo seja… apto para ensinar”. Mas a aptidão ao ensino só vem com esmero estudo das Escrituras Sagradas, o que muitos não querem. Preferem copiar a moda vigente. A “Teologia do Momento” é muito mais atraente e fácil. Traz satisfação ao ego, massageia a nossa alma narcisista. O evangelho do aplauso é mais vistoso do que o evangelho da cruz. Dá mais status.

Amados, devemos lembrar-nos do que diz o apóstolo Paulo: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu , porém, sê sóbrio em tudo , sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”. 2Tm 4.3-5

Enquanto muitos estão embriagando-se com os sistemas hodiernos de uma eclesiologia doente, somos advertidos para sermos sóbrios no meio dos bêbados-hereges. Paulo diz-nos que para cumprirmos o nosso ministério não é preciso tomar um porre de pseudodoutrinas. Basta sermos fieis aquele que nos chamou.

Mas, afinal, o que significa as palavras seita e heresia? Ambas derivam da palavra grega “ háiresis” , que significa escolha, partido tomado, corrente de pensamento, divisão, escola etc. A palavra heresia é adaptação de “háiresis” . Quando passada para o latim, “háiresis” virou “secta” . Foi do latim que veio a palavra seita. Originalmente, a palavra não tinha sentido pejorativo. Quando o Cristianismo foi chamado de seita (At 24.5), não foi em sentido depreciativo. Os líderes judaicos viam os cristãos como mais um grupo, uma facção dentro do judaísmo. Com o tempo, “háiresis” também assumiu conotação negativa, como em 1Co 11.19; Gl 5.20; 1Pe 1.1-2.

Em termos teológicos, podemos dizer que seita refere-se a um grupo de pessoas e que heresia indica as doutrinas antibíblicas defendidas pelo grupo. Baseando-se nessa explicação, podemos dizer que um cristão imaturo pode estar ensinando alguma heresia, sem, contudo, fazer parte de uma seita.

Vejamos ainda algumas definições de apologistas famosos:

1ª “um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errônea da Bíblia, feita por uma ou mais pessoas”. Dr. Walter Martin.

2ª “é uma perversão, uma distorção do Cristianismo bíblico e/ou a rejeição dos ensinos históricos da Igreja Cristã”. Josh McDoweell e Don Stewart.

3ª “Qualquer religião tida por heterodoxa ou mesmo espúria”. J. K. Van Baalen.

A palavra doutrina vem do latim “doctrina”, que significa ensino. Referindo-se a qualquer tipo de ensino ou a algum ensino específico. Algumas pessoas confundem doutrina com a questão de usos e costumes. Alguns falam: “a minha igreja tem doutrina”. Quando, possivelmente, lá existam na realidade muitas heresias. O verdadeiro ensino bíblico e teológico é que constitui a verdadeira doutrina.

Apologia significa defesa. Algumas pessoas fazem apologia às drogas, ao crime etc, mas dentro da heresiologia, apologia significa fazer uma defesa da fé cristã ortodoxa. Defender a igreja contra ensinos de demônios e de homens cujo deus é o ventre. É defender a fé que “de uma vez por todas foi entregue aos santos”. (Jd 3). O trabalho do apologista é difícil e, muitas vezes, incompreendido até mesmo dentro de sua denominação.

Quando o apóstolo Pedro nos pede para “…estar sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1Pe 3.15); a palavra “responder”, é apologia. Ou seja, Pedro nos diz que devemos estar preparados para fazer uma defesa segura de nossa fé. Como alguém que está sendo acusado em um júri. Será que todos nós, líderes, ovelhas e pastores, temos esta condição de sermos apologistas da fé cristã? Ou estamos descendo de ladeira abaixo rumo às falácias de homens incautos e arrogantes, que “não sabem o que dizem sem as coisas sobre as quais fazem ousadas asseverações?” Pois são pessoas que “resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé”. 2Tm 3.8b.

Portanto, as heresias podem ser encontradas em vários lugares. Muitos se enganam por pensarem que heresias existem apenas nas seitas conhecidas. Existem heresias destruidoras nas mais diversas igrejas, inclusive nas que se proclamam cristãs ou evangélicas. Que Deus nos dê a Sua graça, e nos ajude. Parafraseando Lutero: que a nossa mente esteja cativa à Palavra de Deus.